5 cuidados essenciais para abordar clientes em loja

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FEVEREIRO, 2019

Notícias

Propiciar experiência positiva é fundamental para garantir a satisfação do comprador

“Olá, como posso ajudar?”. “Bom dia, tudo bem?”. Não há um comprador que, em algum momento, não tenha sido abordado por um vendedor com esse tipo de questionamento. Mas será que essa é a forma mais adequada de realizar o primeiro contato?

Como o processo de vendas não segue uma fórmula exata e pode variar de acordo com a empresa e com o possível cliente, a CDL Porto Alegre elencou cinco pontos que todo o varejista deve observar na hora de realizar o primeiro contato.

1)      Boas-vindas

Ao invés de abordar o cliente com o tradicional “Posso ajudar?”, dê boas-vindas, apresente-se de uma forma simples e calorosa e mostre que você está à disposição para ajudá-lo, mas sem invadir o espaço do consumidor. Deixe-o observar os produtos com tranquilidade e faça com que ele não se sinta desconfortável ou forçado a responder imediatamente.

2)      Deixar o cliente à vontade

Após a apresentação, permita que o cliente circule pelo local e analise o mostruário da loja. Observe de longe, de maneira discreta e sem ser invasivo. Se perceber o interesse dele em determinada peça, converse e apresente mais detalhes sobre o item. Se ele for receptivo, deixe-o experimentar o produto e ofereça outras opções semelhantes.

3)      Identifique o perfil

Depois de entender o que o cliente deseja, é importante que o vendedor identifique o perfil do cliente e, a partir disso, realize um atendimento personalizado. Dependendo do segmento da loja e das características da pessoa, o atendente poderá adotar uma linguagem mais formal ou coloquial, aproximando-se do cliente. Independentemente da postura, a informação técnica dos produtos deve ser explicada de maneira adequada e clara.

4)      Escute o cliente

Oriente os atendentes do seu varejo a não reproduzir o estereótipo do vendedor que apresenta todos os produtos da loja e que não deixa o cliente observar a loja. Atualmente, os compradores já chegam às lojas com informações sobre o que desejam e buscam apenas tirar dúvidas pontuais.  Neste contexto, treine os vendedores a responder as perguntas de forma clara e direta, mostrando os diferenciais e as novidades aos compradores.

5)      Mantenha uma distância adequada

É fundamental que o cliente tenha espaço e liberdade para circular pela loja, sem a presença daquele atendente que não sai de perto. Respeite o espaço do comprador, mas fique atento para estar próximo quando ele precisar de ajuda.